quinta-feira, 13 de março de 2014

O corporativismo nosso de cada dia

Tenho poucas ilusões sobre qualquer mudança na Educação brasileira se o Ministério da Educação não tomar a providência política de enfrentar, com rigor, as corporações profissionais. Porque, ao que parece, o que existe hoje, na Educação, é uma disputa feroz para decidir que é o dono do "carimbinho" e do "carimbaço". Acontece que o conhecimento vai muito além das fronteiras (e das barreiras) estabelecidas pelos guetos acadêmicos de cada profissão. Enquanto a estrutura educacional existir para servir as corporações profissionais e não ao processo efetivo de aquisição de conhecimento, o corporativismo nosso de cada dia se nos imporá comportamentos que distanciam os saberes e dissociam práticas do dia a dia da Ciência tradicional. E entender a Ciência como algo distante do mundo é assumir uma aura de iluminados que não temos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.