quinta-feira, 20 de março de 2014

A qualificação profissional e as categorias

Há que se fazer uma diferença básica entre a qualificação profissional, as categorias e o desempenho individual para efeito de se falar em remuneração e exercício (profissional) das atividades, diametralmente opostos à comparação com o lugar que ocupamos, individualmente, nas categorias. Tomemos como exemplo a categoria profissional a qual sou vinculado: sou jornalista por formação. Tenho licença e um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para exercer a função de jornalista. Pertenço, portanto, à categoria dos jornalistas. Para efeito de exercício da função, sou jornalista, igual a qualquer outro jornalista. Para efeito de remuneração, porém, posso não ser igual. Quem determinará a igualdade ou não é o Plano de Carreira de cada organização. Como possuo o título de doutor, certamente, sou diferenciado em relação a quem é apenas graduado. A prática profissional, a forma como escrevo, também pode ser um diferencial levado em conta por quem emprega para diferenciar o salário e o exercício das funções. Estar ao lado dos trabalhadores, portanto, na sua luta por melhor remuneração e condições de vida é um dever de todo trabalhador. No capitalismo, porém, querer que cada trabalhador receba a mesma remuneração e seja tratado de forma igual e chamar isso de justiça é não ter a menor ideia de o que seja justiça. Se alguém me convencer que o simples fato de ser jornalista, como eu, dá o direito a outro jornalista de receber remuneração igual a minha, embora produza menos e trabalhe menos apenas pelo fato de ser jornalista e chamar isso de justiça, tenho mesmo que rever, e muito, meus conceitos a respeito do tema.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.