terça-feira, 1 de abril de 2014

A Educação centrada no professor

Houve um tempo que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AM) recebeu o pomposo nome de Secretaria de Estado da Educação e da Qualidade do Ensino (SEDUC). Demonstração clara e inequívoca de que os gestores da época não faziam ideia de o que significa o conceito de "qualidade" em administração. Mais ainda em administração aplicada à Educação. E o desastre se transforma em tragédia quando se cunha o termo "Qualidade do Ensino", ou sua variável, "Qualidade no Ensino". As duas expressões deixam evidentes a concepção filosófica: a da Educação centrada no professor. Em uma figura capaz de "dominar todos os conteúdos" e transmiti-los ao estudante (no mais das vezes chamado de aluno, ou seja, sem luz). Quando o faz com "suprema sabedoria" recebe a alcunha de "professor gabaritado", ou seja, professor com a incrível capacidade de desenvolver a "qualidade no ensino". Parte-se do pressuposto de que o professor ensina e ao estudante cabe apenas aprender. É uma visão equivocada de Educação e de Administração que, no entanto, está longe de fenecer. E ainda habita o saudosismo de muitos colegas, professores e professoras, que, certamente, imaginam ser o sol a iluminar a vida dos seus "alunos".


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