sábado, 5 de abril de 2014

O uso inadequado do verbo contribuir

Hoje, ao ouvir uma rádio de abrangência nacional, retransmitida em Manaus, lembrei-me dos incômodos que me provocam o uso inadequado do verbo contribuir, desde os tempo que ingressei na carreira de jornalista e, em seguida, tornei-me professor. Talvez pela herança do curso de graduação em Língua Portuguesa, defendo sempre a ideia de que os termos devem ser adequados à "justeza" dos significados que carregam ao longo do tempo. Detesto ler nos jornais ou ouvir nas rádios, como ouvi, coisas assim..."blá, blá, blá....foram fatores que contribuíram para a queda do avião". Deus do céu, o verbo contribuir historicamente, tem sentido positivo. Até para nos denominar "contribuintes", quando somos obrigados a pagar os impostos, serve. Logo, não é um verbo negativo. Não poderia, por exemplo, ser usado no exemplo citado. Que tal dizer que foram fatores agravantes para a queda do avião? Deixem para o coitado do verbo contribuir o significado positivo de ajudar, colaborar, cooperar... Contribuiria para melhorar o jornalismo que se pratica no País inteiro.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.