quarta-feira, 2 de abril de 2014

Novo olhar é sinal de mais trabalho

Na postagem de ontem, neste mesmo espaço, levantei o grave problema da Educação brasileira, nos três níveis: ser centrada no professor. Mudar essa perspectiva do olhar não é tão fácil quanto parece. Não exige, apenas, investimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal. O maior problema de centrar o foco do processo de aprendizagem no estudante e não no professor é que esta nova perspectiva do olhar exige muito, mas, muito mais trabalho. E de todos os envolvidos no processo. Sejamos francos! Nem sempre há pessoas dispostas a trabalhar mais. Do planejamento à execução das atividades, centrar o foco nos estudantes significa trabalho multiplicado pelo número de estudantes de cada turma. As escolas precisarão de mais laboratórios, os professores terão de trabalhar mais no planejamento de na execução das aulas, enfim, exige mais de todos os envolvidos. Talvez, por isso, o discurso em prol das mudanças seja sempre maior do que os resultados obtidos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.