domingo, 27 de abril de 2014

A profissionalização administrativa na Educação

Por princípio, certamente por ter cursado Mestrado em Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), defendo, há anos, que a administração da Educação superior brasileira, principalmente das universidades, deveria ser profissionalizada. Percebo, porém, uma resistência imensa por parte dos professores e professoras. Em alguns casos, evidentemente, por preconceito contra os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Em outros, pelo argumento de que "um doutor" não se deixaria administrar, não respeitaria uma profissional que não tivesse a mesma titulação. Aí me surgem várias dúvidas: quer dizer que a administração superior das universidades segue as patentes, os títulos? Se assim o for, o que desqualificaria um Técnico, com o título de doutor? Não poderia ser o Reitor (ou Reitora) de uma universidade por qual motivo? Há muito o que se avançar nas universidades brasileiras para vencermos as barreiras e os preconceitos. Eles estão na nossa frente e não queremos enxergá-los!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.