domingo, 20 de abril de 2014

Teorias que se transformam em religião

Em tempos de religiosidade exacerbada, principalmente por conta o feriado da Semana Santa, fiquei a refletir sobre o perigo que é transformamos aquilo que pesquisamos, especialmente no doutorado, em religião. Percebo que alguns colegas professores e professoras tornam-se tão apaixonados pelo objeto de pesquisa, pela tese que fizeram, que se transformam em ativistas. Passam a defender cegamente a Teoria que serviu de Fundamentação Teórica para o trabalho de pesquisa. Com todo o perdão do trocadilho, de Fundamentação Teórica, passa a ser fundamentalismo (quase religioso). Todos nós, os pesquisadores, devemos tomar uma vacina invisível contra este perigo cada vez mais visível nas academias brasileiras. Ainda mais quando as pesquisas são realizadas fora do País. Nada como serenidade para que a Ciência não se transforme em religiosidade obsessiva.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.