sábado, 26 de abril de 2014

Mobilidade para professores e estudantes

Não se pode falar em avanço na Educação brasileira sem que haja mobilidade plena de professores e estudantes. Nos últimos anos, programas como o Ciências Sem Fronteiras, promovem a mobilidade relativa de estudantes. Digo relativa porque nem todas as áreas do conhecimento são contempladas. No entanto, pensar apenas na mobilidade de estudantes emperra os processo de aquisição de conhecimentos. Os professores brasileiros, em todos os níveis, precisam vivenciar outras realidades outras formas de troca de saberes. Sem que isso ocorra, há o risco de mantermos um viés tradicionalista que impede avanços. Vivenciar outras realidades é a chave para que as efetivas trocas ocorram. Dar oportunidade aos estudantes e não fazer o mesmo com os professores muda pouco a realidade brasileira.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.