sábado, 24 de maio de 2014

Citar é respeitar o outro

Referenciar uma obra nos trabalhos acadêmicos não se trata meramente de uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É, acima de tudo, uma demonstração de respeito ao outro. O que a ABNT faz é estabelecer padrões, formas de como as obras e seus respectivos autores devem ser citados nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Dissertação e Teses. Não se trata de uma simples norma técnica. Referenciar obras e autores nos trabalhos científicos é demonstração de respeito e seriedade de quem o faz. É, pode-se assim dizer, a prática mais intensa do que se pode chamar de exercício da cidadania acadêmica. Deve ser uma prática incentivada para que as gerações de estudantes não se fixem nos aspectos meramente técnicos e entendam que citar é salutar para a vida de pesquisador.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.