domingo, 25 de maio de 2014

Evasão e retenção que promovem a exclusão

Há, nas universidades brasileiras, um discurso de inclusão que não combina com a prática exclusiva e elitista, apesar de todas as políticas públicas de quotas, aliás, só aplicadas, em muitas delas, por força de lei. Os números da evasão e da retenção, ano a ano, são assustadores e revelam uma universidade que, ao invés de investir na agilidade, na flexibilidade e na qualidade dos cursos de graduação, tem como política a expulsão, proibida, inclusive pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) mas, posta em prática e de forma míope, em nome da autonomia. É algo que me choca e dói, ver, anualmente, estudantes expulsos das universidades, não por culpa única e exclusiva deles, mas, de professores que não ministram as aulas que deveriam e coordenadores que, no máximo, distribuem os horários das disciplinas mas se eximem de qualquer atuação verdadeiramente pedagógica. Afora o fato de as instituições não possuírem efetivo acompanhamento psicopedagógico e investirem na política da exclusão e do cerceamento do direito dos estudantes como regra. O direito básico da prova de segunda chamada, por exemplo, na prática, é ignorado pela maioria dos professores. Quando não, há alguns que ainda avisam:"Você pode até requerer a segunda chamada, mas, não será aprovado. Isso se eu for obrigado a fazer a prova". Lastimável que aberrações como essas sejam muito mais comuns do que se possa imaginar. E são comportamentos desse tipo, que parecem de pouca importância para alguns, os que iniciam o processo de evasão ou retenção de estudantes nas universidades brasileiras. Há muitos arautos da moralidade, que perseguem, inclusive colegas professores e professoras, mas, admitem como normais atrocidades como essas. Só não apelo para porem a mão na consciência porque, certamente, teriam extrema dificuldade de localizá-la. Quem aceita como normal esse tipo de comportamento, certamente, porá a mão no vazio.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.