segunda-feira, 13 de abril de 2015

ENEM apressa a conclusão do Ensino Médio

Há quem pense que não, mas, hoje, no Brasil, o estudante não precisa mais passar três anos seguidos a cursar as disciplinas do Ensino Médio. Basta ter bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que este exame funcione como uma espécie de Supletivo. Os critérios básicos determinados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) são que a pessoa seja maior de 18 anos antes de ter feito a prova do Enem, ter concluído o ensino fundamental e ter um número mínimo de 450 pontos nas 4 áreas de conhecimento do Enem, bem como fazer, no mínimo, 500 pontos na redação. Pela regra no INEP, o estudante deverá declarar que deseja que o ENEM elimine o seu Ensino Médio, caso atinja o desempenho mínimo necessários e os critérios pré-estabelecidos. Advogo que o INEP deveria ser mais radical e ousar: retirar qualquer tipo de exigência de idade. O desempenho de um estudante, faz tempo, não tem mais relação com a idade biológica. As pessoas que possuem mais tempo de desejam estudar, deveriam ser premiadas com a possibilidade de abreviar a conclusão do Ensino Médio. Aliás, vale registrar que os juízes e juízas brasileiros, há algum tempo, aceitam que a aprovação no ENEM elimine o Ensino Médio. No mais das vezes, determinam às Secretarias Estaduais de Educação que emitam, imediatamente, o diploma de quem consegue lograr êxito no ENEM. Na marra, e por decisão judicial, vencemos a visão atrasada de alguns educadores que teimam em reter estudantes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.