terça-feira, 21 de abril de 2015

O jornalismo nas Mídias Digitais

Salta aos olhos, de forma evidente, o quanto aumentou a responsabilidade dos professores e professoras de jornalismo na era das Mídias Digitais. Trata-se da mais pura falta de sensibilidade, talvez um desvio ético dos mais graves, um professor de Comunicação, de quaisquer das áreas, deixar de checar informações e apenas “compartilhá-la” simplesmente porque alguém “postou em sua timeline”. Uma das maiores especialidades no Facebook, por exemplo, é requentar matérias muito antigas e compartilhá-las como se fosse do dia, do momento. Certamente porque o próprio Sistema Facebook incentiva esse tipo de prática. De quanto em vez, aparecem nas nossas timelines, notícias ou fotografias as quais compartilhamos há um ano. O próprio Sistema Facebook avisa. Nós, no entanto, nem sempre atentamos para este detalhe essencial: em um ano, uma notícia, que no momento da publicação parecia bem-apurada e verdadeira, ao longo deste um ano, pode se revelar completamente inverídica. Compartilhá-la um ano depois como se fosse atual é enganar seus amigos e seguidores e cometer sim, um comportamento profundamente condenável do ponto de vista da ética jornalística. O jornalismo nas Mídias Digitais, necessariamente, precisa ser mais responsável. E cabe a nós, professores e professoras, darmos o exemplo e exigirmos dos estudantes comportamento similar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.