quinta-feira, 16 de abril de 2015

Equívocos que se nos apresentam

Para início de conversa, não sou do time que entende que a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) são concorrentes. Ao contrário, reconheço a importância da UEA para a expansão da Educação Superior no Amazonas e entendo que as duas se complementam. Aliás, se complementam tanto que a UEA não existiria se não fossem os professores da UFAM terem sido cedidos para que a UEA saísse do papel. Trabalhar em conjunto, portanto, parece ser algo natural. Acontece que o Governo do Estado apresenta uma reforma administrativa que estingue a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e a incorpora a uma supersecretaria cuja sigla é SEPLANCTI. Equívoco grave no primeiro ato. Segundo equívoco do segundo: transformar a SECTI em um mero departamento do tal monstrengo chamado SEPLANCTI. Terceiro equívoco do terceiro ato: transformar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em um mero braço da tal secretaria. O ato final, ao que parece, é querer transformar a FAPEAM em uma fundação de apoio da UEA. Ao que se saiba, a Fundação de apoio da UEA e a Muraki. Que não seja esse o caminho a ser seguido. Republicanamente, instituições devem conversar. Continuar no erro de não receber a UFAM para apresentar suas ideias é mais um equívoco. Tentar ignorar permanentemente a UFAM será fatal. Que assim não o seja, pois, não esperem da UFAM subserviência: isso jamais acontecerá.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 15/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.