domingo, 14 de junho de 2015

Boato não é Ciência

O que mais me impressiona ao dar voltas pelos corredores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é o caráter nada científico das conversas. Mais impressionante, ainda, é o quando a boataria, a fofoca, ganha, digamos, “ares de ciência”. Pessoas afirmam as coisas, até sobre você, o interlocutor, com tamanha convicção que, às vezes, até você mesmo chega a duvidar de si. Há quem diga, no Marketing, a propaganda boca a boca é a mais eficaz. Há também, quem diga, que uma mentira repetida mil vezes, com convicção, tem o poder de se transformar em verdade. E depois que a mentira passa a ser parte da verdade coletiva, é quase impossível desmenti-la. O que eu não posso, em hipótese nenhuma, é me deixar convencer. Tenho convicção de que boato não é Ciência. Epa! Mas, quem sabe, o boato não pode ser objeto de um excelente trabalho científico nos corredores de quaisquer das universidades brasileiras? E quem ninguém duvide!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.