domingo, 28 de junho de 2015

Vale tudo em nome da causa

Hoje cedo postei o seguinte questionamento no Facebook: "Em nome da causa", vale mentir, ser leviano e manipular fatos?! Quantas saudades das aulas de ética em jornalismo? Não é possível que se aceite a manipulação descarada dos fatos “em nome da causa”. Fica insustentável manter o discurso da transparência quando, nas notícias, não se tem transparência nenhuma. Fica mais impossível ainda quando se tenta manipular fatos em defesa de o que se chama assessoria. Pelo que aprendi com os meus saudosos professores de ética, não apenas em jornalismo, mas, em comunicação, qualquer tipo de manipulação deve ser condenado. Enfim, não vale tudo em nome da causa. Não se pode manipular os fatos. É impossível aceitar que “meias verdades” se transformem em notícia. Se não houver ética nas relações, falar em ética é mero exercício de retórica. Pelo visto, é só o que se faz hoje no Brasil: exercícios de retórica.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.