quarta-feira, 10 de junho de 2015

Os ônus e bônus da Democracia

A quem ocupa um cargo público de confiança, como o faço agora, não cabe ser contra ou a favor a greve. Só deve, por dever de ofício, respeitar os direitos constitucionais. E o direito à greve é um deles. Por princípio, a decisão de fazer greve ou não, é da categoria. E, por princípio, também, principalmente dentro de uma universidade, as pessoas votam como bem entenderem nas assembleias das suas respectivas categorias. Assim deve funcionar na democracia, tanto dentro quanto fora da universidade. Muito embora nem sempre aconteça. Não há nenhuma decisão que se tome na vida que não tenha ônus e bônus. Assim como as moedas possuem cara e coroa e não cara ou coroa, as decisões possuem ônus e bônus e não apenas um ou outro. A decisão de aceitar um cargo de confiança me faz, hoje, um observador. Que considera legal e legítimo que cada categoria tome a decisão que tomar nas vossas assembleias. E que sejamos capazes de manter o diálogo respeitoso em todos os momentos. A democracia também tem seus ônus e bônus. Que cada um pese e decida o caminho que considerar melhor, com todos os seus ônus e bônus!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 09/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.