segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Iniciação Científica começa em casa

Erra quem imagina que os estudantes começam a Iniciação Científica nos primeiros anos dos cursos de Graduação. É mais provável que o processo tenha influência primordial se começar em casa: quando os pais educarem os filhos para a descoberta, para as perguntas, para a contestação. Pais que educam os filhos para vos encararem como donos absolutos da verdade, transformam os filhos em servos, em subservientes dos professores. Logo, ao chegaram aos cursos de graduação, são estudantes que temem perguntar, que transferem para o orientador o papel (e a figura dos pais), portanto, que chegam aos primeiros anos dos cursos de graduação sem a autonomia que se precisa para ser cientista: duvidar, questionar, perguntar. Daí a minha tese de que a Iniciação Científica começa em casa. Enquanto o sistema educacional transformar estudantes em subservientes das regras, das leis, dos métodos, teremos sempre dificuldades em receber bons futuros cientistas nos anos inicias dos cursos de graduação. Educar para a liberdade é preparar, antecipadamente, os filhos para serem futuros cientistas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.