segunda-feira, 6 de julho de 2015

A lição das derrotas

Há que se aprender, ao longo da vida, e isso não se aprende na escola, que as derrotas, às vezes, são mais importantes que as vitórias. Principalmente, quando temos maturidade e humildade para com elas aprendermos. Acontece, porém, principalmente no ambiente universitário, que, para alguns, só a vitória interessa. Ainda que a vitória seja aparente e só se sustente com base em discursos falaciosos e de manipulações da realidade e dos fatos. Precisamos deixar de ser prepotentes coletiva e individualmente. Ser derrotado em uma frente pode ser o caminho para uma vitória em outra. Há quem, no entanto, se considere vencedor em tudo. Ainda que diante de desastrosas manobras. Quem manobra, e os condutores de veículos sabem bem disso, pode fazê-lo de forma brilhante, mas também, pode ser um desastre. Reconheçamos os desastres. Antes que seja tarde e tenhamos de nos arrepender posteriormente. Vencer ou perder são fazes da mesma moeda. Mais importante é viver.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.