terça-feira, 7 de julho de 2015

Mudanças que não dependem do Governo

Questões estruturais da Educação estão diretamente ligadas aos Municípios, Estados e Governo Federal. A maior das mudanças, porém, está em nós, os professores e professoras. E elas não dependem nem de consciência política nem de salários. Dependem da mudança de mentalidade. Fala-se tanto em autonomia, mas, coitados dos estudantes, obrigados a conviver com “grades curriculares “, professores (e professoras) com visões anacrônicas sobre o processo de aprendizagem e nenhuma possibilidade de exercerem qualquer tipo de liberdade. Os pacotes são pensados por burocratas da Educação, distantes da realidade e da vida dos estudantes. É preciso uma mudança substancial na visão que se tem de Educação e do processo educacional sob pena de termos uma sala de aula atrasada em relação ao mundo da vida. Em assim sendo, falar em Paulo Freire não passa de um mero exercício de retórica.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.