sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Educar é controlar sem podar

A vida em sociedade não é o exercício da plena liberdade. Por conseguinte, educar, visto como um ato de amor, é controlar sim, sem, no entanto, podar. Porque impor limites faz parte do controle, considerado normal, para a vida em sociedade. Como pais, ou professores, eis o nosso maior desafio: controlar, impor limites; sem podar, sem cortas as asas. É como se pensar em um pássaro, cujas asas são mantidas, para que possa voar o quanto quiser (e puder) e voltar, caso considere necessário. Possivelmente, nos tempos atuais, não tenhamos condições de vencer plenamente tal desafio. Deixar voar sem controlar não e tão simples em se tratando de humanos. Porém, ou vencemos este desafio ou não conseguiremos preparar nossos filhos para os dias atuais.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.