sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ensaio e erro em Educação

Um dia o Governo Federal anuncia a “reforma do Ensino Médio”. Entende-se que Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia já eram. No dia seguinte, o Governo desmente tudo. Agora, nenhuma disciplina será eliminada, mas, terá ênfase de acordo com a escolha feita pelo estudante. No anúncio das medidas, ao que parece, privilegia-se o método do ensaio e erro. Que plantam mais dúvidas de o que as dúvidas poderiam ser sentidas. A que mais me preocupa, é a operacionalização de um sistema tão flexível quando aparenta ser. Se cada estudante que ingressar, por exemplo, optar por um caminho diferente, como ficará o sistema? Teremos professores e professoras suficientes para dar conta das escolhas feitas pelos estudantes? Pelo que se anunciou, sim. Depois de implementado, possivelmente não.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.