quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O mérito não deve ser excludente

Estou completamente fora daquele time que usa o mérito como fora de exclusão, digamos, “dos menos hábeis”. Nem sou contra a existência de formas de se medir o mérito do indivíduo ou dos grupos. Tais parâmetros, no entanto, deveriam ser usados como forma de promover a inclusão: tanto de indivíduos quanto de grupos. Em assim não sendo, o máximo que se consegue é um sistema injusto, que usa o mérito como forma de distribuir recursos, e cria um círculo vicioso baseado na equação: quem tem mais, sempre consegue mais. Este, digamos, sistema de exclusão permanente, torna-se perverso e termina por mostrar apenas o lado nefasto do mérito. Ter parâmetros meritocráticos para promover a inclusão de pessoas em qualquer sistema é louvável. Quando, no entanto, tais parâmetros são utilizados para promover a exclusão, louvores se transformam em indignação.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.