segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Filhos educados contestam

A ideia de que um filho que contesta, pergunta e quer detalhes sobre cada decisão que tomamos é um “mal-educado” é coisa de quem tem visão tradicional de educação. Filhos “bem-educados” perguntam, contestam e não aceitam qualquer decisão pelo simples fato de quem a tomou foi o pai ou a mãe. Considera que o filho (ou filha) é uma marionete em nossas mãos é o pior erro de quem se diz pai (ou mãe). Nossos tempos são outros. O exercício pleno da cidadania deve ocorrer desde o lar para as ruas. Filhos que aceitam tudo dos pais são mais afeitos a não contestar nada em sociedade. E aceitar o que lhes é imposto sem, pelo menos, argumentar, é primordialmente reprovável para quem defende o exercício da cidadania. Quero filhos que me contestem. Desde que me respeitam!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.