segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Escravos dos sistemas de avaliação

Há um cuidado especial que devemos ter todas as vezes que abordarmos o tema avaliação: por mais que se propague a objetividade, por mais que sejam trabalhados instrumentos objetivos, no limite, todos estamos à mercê dos avaliadores ou avaliadoras. A subjetividade é inerente ao ser humano. Está presente em tudo o que fazemos. Portanto, como considerar que só na avaliação seríamos objetivos? Assim sendo, devemos sempre estar atentos. Jamais devemos nos transformar em escravos dos sistemas de avaliação, muito embora, não seja necessário temê-los. Para o processo de tomada de decisão, em geral, avaliar é muito melhor de o quê não se ter nenhum parâmetro. No entanto, nenhum sistema de avaliação pode aprioristicamente ser endeusado. Todos carregam o DNA dos humanos que os elaboram. Não esqueçamos disso!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.