quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Aprender só se aprende errando

Tenho uma curiosidade ainda não satisfeita até hoje, há quase 30 anos de exercício do magistério: o erro, internamente, é por nós, condenado. Como se o erro fosse passível de avaliação negativa sempre. Ao contrário, do ponto de vista do processo de aquisição de conhecimentos, o erro é fundamental. Porque de erro em erro, acumula-se conhecimento. Com isso, se pode chegar ao acerto. Erros, portanto, em Educação, devem ser vistos como caminhos para o acerto. Logo, didaticamente, são fundamentais. No processo de avaliação, muito provavelmente, devemos dar novo peso ao erro. Quem sabe, não vos punir com tanta veemência. É um caminho para que o processo seja valorizado mais que os erros cometidos ao longo dele.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.