sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O verniz democrático em Educação

Ao que tudo indica, em tempos tão sombrios quanto os atuais, a área de Educação precisa ter um verniz democrático. Digo verniz, porque, é algo que encobre a madeira, dá vida à pintura dos carros, etc. Logo, verniz é vida, faz brilhar. Assim sendo, deve, em todos os níveis, brilhar o verniz da democracia. Ainda que, em essência, nem sempre a democracia seja um valor determinante. É preciso, no entanto, dar respostas rápidas, parecer democrático, mesmo quando não se é. Pelo menos é o que se percebe em muitas escolas e universidades cujo discurso em defesa da democracia é intransigente, porém, a prática nem sempre condiz com o discurso. Temos de observar sempre a coerência ente o discurso e a prática nos ambientes de educação. Para não sermos enganados pelos bonitos discursos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.