sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Nossos modelos mentais de segurança

“Meu carro, minha casa”; ou “não se pode ser andarilho” também poderiam ser títulos adequados a esta postagem. Porque ela trata de um preconceito sobre o qual já falei, mas, que teima em me perseguir: contra quem não possui endereço fixo. Pois não que, agora, até na estrutura do Ministério da Educação (MEC) também enfrentei o problema? Como avaliador do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) preciso atualizar o “vínculo institucional”, pois, hoje sou professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Meu endereço fixo, porém, é Manaus: meu apartamento, que ainda nem aluguei ou vendi. Todas as vezes que tenho de viajar pelo INEP, sou obrigado a enviar a cópia da Portaria de Redistribuição. Em suma: não posso ser um andarilho acadêmico. Nossos modelos mentais de segurança, pré-estabelecidos há anos, são claros: só pode “ser gente” quem tem endereço fixo. É um tipo de postura violenta, intimidadora, portanto, inaceitável. Mas, a aceitamos e a vida segue. Não sem me incomodar!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.