domingo, 18 de março de 2018

A centralizadora atividade didática


Desconfiem dos discursos moderninhos e modernosos de alguns professores e professoras. Em geral, são muito mais conservadores (e conservadoras) que aparentam. Ou que os discursos, digamos, mais progressistas, tentam demonstrar. Em geral, são conservadores no processo de avaliação, por exemplo. Você, estudante, já prestou a atenção nestes professores e professoras? Não! Que tal começar a fazê-lo! É interessante o modo como avaliam, como ministram as aulas, os métodos e didáticas utilizadas, as correntes do pensamento educacional e filosóficas que seguem. Isso define, na maioria das vezes, um discurso aberto, porém, uma prática centralizadora no processo de troca de saberes, que, para aqueles e aquelas, é, no máximo, de ensino-aprendizagem. Em essência, a atividade é centralizadora. Mas, requer mudança de perspectiva do olhar. Eis o maior desafio de professore e professoras.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.