segunda-feira, 26 de março de 2018

Para entender a ironia


Na série “sérios problemas de interpretação” há algo que, no mais das vezes, se torna irritante. É você fazer uma ironia, brincar com algum fato da realidade, relacionar um problema mundial com um problema local ou coisas do gênero e seu interlocutor não entender patavinas. Ou mais ainda: quando você fala de algo sério e a pessoa parece estar “no mundo da lua”. Ser irônico é estar ligado com o mundo lá fora e saber brincar com a realidade e fatos. Não conseguir entender uma ironia é estar descolado da realidade e dos fatos. Uma receita, se é que tem receita, é você que sempre só sorrir de algo em uma mesa de amigos depois de longos e tenebrosos segundos, começar a se ligar nisso. Quando vária vezes você é o último a entender, é bem possível que, na melhor das hipóteses, o mundo da vida dos seus colegas de massa anda muito distante do seu.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.