quinta-feira, 8 de março de 2018

Para derrubar o machismo da Língua


Virou clichê para o machista que quer parecer bondoso:” todos os dias deveriam ser Dia das Mulheres”. Só hoje, já ouvi a mesma frase ou coisa similar duas vezes. Este tipo de simplificação não ajuda em nada a luta das mulheres. Digo isso porque já escrevi sobre este assunto “de todos os dias”. Na prática, tratar a mulher com cortesia e respeito deveria ser regra e não exceção. Acontece que, antes de tudo, é preciso derrubar o machismo da Língua Portuguesa. E o machismo diário de nós, os homens, os machos. Se todos os dias a tua mulher levanta mais cedo para fazer o café, leva as crianças na escola, é responsável por todas as tarefas do lar e quetais, este teu discurso de “todos os dias são das mulheres” é tolo e falso. No mínimo, cretino. Divida as tarefas, os direitos e deveres dentro e fora de casa. Quem sabe, assim, talvez, sejas capaz de derrubar a cretinice do próprio discurso.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.