quinta-feira, 1 de março de 2018

Reações das universidades contra o Golpe


Merece registro pela importância, a criação, nas universidades brasileiras, de disciplinas que discutam os aspectos mais importantes que envolvem o Golpe civil de 2016. Depois de criada a disciplina na Universidade de Brasília (UnB) e a reação do ministro da Educação, Mendonça Filho, novas universidades criaram disciplinas, dentre elas, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É importante este tipo de reação, embora, tardiamente. Desde a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), parecia ter havido uma espécie de anestesia. Talvez, pelo fato de, digamos, a esquerda mais radical não se sentir à vontade para “defender o PT”. A questão, ao que parece, era que não se tratava de defender o PT, mas, a democracia brasileira, fragilizada pelo recente desequilíbrio dos poderes. Hoje, o Judiciário se nos apresenta como se fosse o único poder correto (e honesto) do País. Ë contra a hegemonia do Judiciário que se deve reagir e discutir. Que as universidades jamais deixem de cumprir o papel a elas destinado.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.