sábado, 9 de agosto de 2014

A aversão ao controle externo

Parece haver, no Brasil, uma aversão, digamos, ao controle externo. E se este controle vem da Controladoria Geral da União (CGU), a aversão é ainda maior. Como entender, porém, um a aversão tão grande, principalmente por parte das universidades brasileiras, à atuação da CGU? Ou é uma concepção equivocada do conceito de autonomia, confundido com soberania, ou somos uma País do Faz-de-conta. A CGU existe para que as decisões administrativas sejam tomadas de acordo com o marco legal existente. Como imaginar uma universidade contra o marco legal? Não é possível entendermos que, pelo fato de ser uma universidade, uma organização não se deve submeter ao marco legal existente? Se não é a questão da visão equivocada sobre o conceito de autonomia, há, de fato, uma prepotência e uma arrogância ímpar. Mais ainda: uma vala entre o que se prega e o que se pratica. Talvez, se confirme, mais uma vez, o que abordamos ontem neste mesmo espaço. Temos um discurso diametralmente oposto à prática. Grave erro para uma universidade que "vende" para a sociedade a imagem de democracia plena.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.