quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Salas de aulas tradicionais na Internet

É inegável o avanço no número de matrículas e na oferta de cursos na modalidade a distância no Brasil. Entre 2007 e 2011, por exemplo, o crescimento da modalidade foi de 156% contra 25% dos cursos presenciais. O problema é que, até hoje, o que se tem, com raríssimas exceções, é uma mera transposição da sala de aula tradicional para os pomposos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). As múltiplas e complexas possibilidades de interações e de usos do quase-infinito banco de dados que é a Internet são jogadas foras. Em alguns momentos, chega a dar saudades do velho Instituto Universal Brasileiro (IUB) no qual até eu fiz um curso de eletricista, por carta. AVAs tão tradicionais quando as salas de aulas reais terminam por incentivar apenas a obtenção de um diploma no atacado. Mas, no fundo, porém, não mudam a visão atrasada a respeito do processo de aprendizagem.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.