sábado, 30 de agosto de 2014

A Ciência do oba, oba e o oba, oba da Ciência

Às vezes me pego a refletir sobre algo que estou envolvido até às vísceras: a Ciência. E fico a me perguntar se, como resultado dos padrões e modelos de avaliação existentes, inclusive cruciais para a obtenção de financiamento, não se tem a Ciência propriamente dita, a Ciência do oba, oba e, até, o oba,oba da Ciência? E por que fico com tantas dúvidas? Pelo fato de que, atualmente, existem tantas associações, confederações que nenhum pobre, ou rico, pesquisador é capaz de fazer parte de todas elas e participar de seus eventos "científicos". Se todos fossem tão importantes quanto o é a Ciência, deveríamos participar de todos. Se o fizermos, porém, não teremos tempo suficiente para ministrar as disciplinas para as quais fomos contratados nas universidades. Por outro lado, se não participarmos pelo menos da metade deles, nosso Lattes se torna "uma coisinha muito acanhada" em comparação com os Lattes dos nossos pares bem articulados. Resta, ainda, a parte mais importante, certamente, para as entidades: o pagamento das anuidades, mensalidades, inscrições e sabe-se mais o quê. E dura a vida de um pesquisador na era da produtividade em série!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 28/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.