quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasileiro ganha prêmio mundial em Matemática

O pesquisador carioca Artur Ávila, de 35 anos, foi um dos ganhadores da Medalha Fields, considerado o maior prêmio na área de Matemática, comparado por muitos ao Nobel. O feito do brasileiro é notável por se juntar a matemáticos do mundo inteiro considerados primordiais para o avanço da Ciência. Cotado para o prêmio desde 2010, finalmente o brasileiro vence ao lado do canadense Manjul Bhargava, do austríaco Martin Hairer e da iraniana Maryam Mirzakhani. O brasileiro se destaca nos estudos dos "sistemas dinâmicos" conhecido popularmente como "teoria do caos". O desafio dele é descreve e prever como evoluem os sistemas que mudam com o transcorrer do tempo. Trata-se de uma área da matemática de altíssima complexidade, o que coloca o brasileiro entre os maiores cientistas do mundo.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.