sábado, 30 de agosto de 2014

Por uma Educação centrada no estudante

Estou convicto de que não haverá nenhuma mudança radical na Educação brasileira enquanto o processo educacional for centrado na figura do professor (ou professora). Há um corporativismo impregnado em cada decisão que se toma. O estudante, com raras exceções, é estereotipado como alguém com pouca responsabilidade, quase nenhum comprometimento, inclusive sem consciência política para cobrar, sequer, a presença do professor (ou da professora), em sala de aula. Fica-se com a impressão que o professor é um ser perfeito, cumpridor de todas as obrigações, infalível. Qualquer fracasso no processo é sempre atribuído ao estudante. Esquecem, porém, que o processo é centrado no professor e na sua capacidade de "transmitir" conteúdos. É preciso, porém, mudar essa lógica. Transferir, definitivamente, o centro do professo para o estudantes. Fazê-lo é um desafio coletivo que envolve todos os participantes do processo. Nada fácil quando a visão está centrada em si, o professor.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 29/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.