terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aprendizagem longe da sala de aula

Faz algum tempo que defendo a ideia de que sala de aula tradicional é o pior ambiente de aprendizagem. E não se precisa sem nenhum especialista em Educação para perceber que a sala de aula tradicional distancia o estudante do mundo e cria um ambiente de falso saber por parte da escola quando, na verdade, a escola, mal e parcamente, dá conta do saber tradicional. A postagem de ontem, neste mesmo espaço, "Aulas tradicionais abolidas" parece confirmar a tese de que a sala de aula tradicional, enfim, começa a ser vista como um espaço completamente inadequado à aprendizagem. É de uma prepotência sem tamanho da nossa parte imaginar que somos capazes de reproduzir o mundo em sala de aula. E esta visão retrógada que nos faz exigir que só as atividades realizadas em sala de aula podem ser validadas. Enquanto não vencermos o atraso na perspectiva do olhar pouco inovaremos em Educação no Brasil.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.