segunda-feira, 22 de agosto de 2016

As regras do jogo da avaliação

Creio que muitos professores e professoras ainda não entenderam como funciona a “regra do jogo da avaliação”. É algo bem mais simples de o quê se pode imaginar. Desde que praticado com retidão. Funciona da seguinte forma: eu te digo como serás avaliado, desenvolvo as habilidades necessárias para tal e aplico testes e provas (também posso apenas observar) para “verificar a aprendizagem”. Tão claro e transparente quanto uma límpida água potável! Só funciona com toda a clareza possível, no entanto, quando nós, professores e professoras, ensinados de um modo e cobramos de outro. Não raro é o professor (ou professora) que, nos testes e provas, cobra soluções de problemas de uma forma que nunca foi ensinada em aula. São “pegadinhas” nitidamente usadas para “ferrar os estudantes”. Na maioria das vezes, como sucesso absoluto de reprovações. Quem assim age, no entanto, avalia mal. E se avalia mal, não é dos melhores na profissão.

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OBS: Post do dia 21/08/2016

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