sábado, 27 de agosto de 2016

Por respeito ao cidadão

Ouço histórias e mais histórias de professores e professoras que se nos apresentam como defensores “dos direitos humanos e do cidadão”, porém, negam, peremptoriamente, direitos básicos aos estudantes. Quem assume o discurso de que “eu não reprovo ninguém, são vocês que se reprovam”, não precisa me dizer mais nada. Faz parte deste time dos incoerentes com pompas. Há, também, aqueles (e aquelas) que dizem: “você tem sim, direito à segunda chamada. Mas, se requisitar e me obrigar a fazê-la, não passas”. E fico, cá com meus botões, a imaginar: se há quem faça isso, pode ser que faça muito mais. Talvez haja uma espécie de “submundo da Educação” no qual atitudes reprováveis são encobertas ou escondidas. Um submundo misógino, homofóbico, machista e preconceituoso. “alumenenfobia” e nem chegamos a detectá-la ou estudá-la? Por respeito ao cidadão por inteiro, devemos refletir sobre o tema.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.