segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O analfabetismo político que espanta

Da Timeline de uma amiga no Facebook: “Coisas que eu não entendo: 1 LGBTs a favor do golpe, 2 Mulheres a favor do golpe, 3 Negros a favor do golpe 4 Pobres a favor do golpe. Me expliquem pelo amor!!” É, minha amiga, há espantos que só aumentam. Quero explicações, como você, para estes quatro pontos. E acrescentaria mais um: professores e professoras de universidades públicas federais a favor do golpe. Há mais causas de espanto: uma mulher chamar Dilma de “essazinha”, de “ladra” e coisas do gênero. Até hoje não conheço nenhum homem que tenha tido a coragem de enfrentar um Congresso de hienas com tanto vigor quanto Dilma Rousseff (PT) o faz agora. Só por isso, mereceria ser reverenciada por todas as mulheres deste País. A misoginia, inclusive das mulheres, é maior que a visão, que a capacidade de leitura política do momento. Legitimado pela mídia, o golpe, ao que parece, é referendado, inclusive, por aqueles grupos que espantam minha amiga e a mim. Por trás de todo este processo o brasileiro esconde algo que só demonstra em momentos tão críticos: a economia vale mais que a democracia.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.