quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Os órgãos de controle e a Educação

Fico a tentar entender o porquê de, entre os professores e professoras, principalmente nas universidades públicas, haver tamanha aversão “aos meninos do TCU”. São pesquisadores e pesquisadores que não suportam o “olhar atento” do Tribunal de Contas da União (TCU). Certamente porque tendem a defender certa “frouxidão” na fiscalização, no modo de como se gasta o dinheiro público. A mim me parece, no entanto, uma posição extremamente contraditória. Afinal, não somos nós, os professores e professoras, que exigimos transparência na aplicação dos recursos públicos? É estranho que cobremos tanto do executivo e entendamos nossa atividade, quando se trata do uso dos recursos públicos, diferenciada. Ao contrário da posição existente, deveríamos entender o TCU principalmente como um órgão parceiro na melhoria dos processos relativos ao gasto público. Temos de melhorar as instituições. Sejam quais forem. Não podemos usar as fragilidades institucionais no que tange a aplicação de recursos para defender uma fiscalização mais frouxa.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.