segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Visão atrasada do ato de educar

O ato de educar centrado na figura do professor é uma visão extremamente atrasada do processo de aprendizagem. Tenho dito isso há anos, mas, sinto que sempre é preciso voltar ao tema, pois, vez ou outra, ouço professores (e professoras) a tentar se eximir de fracassos ocorridos em sala de aula. De minha parte, defendo que fracassos, em sala de aula, em geral, devem ser creditados a nós, os professores (e professoras). Ou pela infraestrutura (ou falta dela) ou pelo anacronismo didático-pedagógico, tanto institucional quanto nosso (professores e professoras). Os resultados pífios da Educação, no Brasil, talvez possam ter relação com o anacronismo aqui apontado. O que precisamos fazer é nos manter sempre em estado de alerta com o intuito de detectarmos problemas relacionados à aprendizagem e propormos soluções. É o mínimo que se pode imaginar de quem é educador.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.