terça-feira, 9 de agosto de 2016

Medalha de ouro para as ações afirmativas

A versão brasileira do Jornal El País, tascou a seguinte manchete para a medalha de Ouro olímpica conquistada pela judoca brasileira, Rafaela Silva: “Negra, pobre e Silva: o primeiro ouro da Rio 2016 é a cara do Brasil”. Em cada palavra uma mentira deslavada, um cinismo que as ruas e as memes espalhadas pela Internet não conseguem esconder. Ser negra, pobre e Silva jamais foi aceito no Brasil, no máximo, tolerado. Qualquer política de estado de inclusão social é vista como favor. Mas, a conquista atual de Rafaela Silva foi saudada como uma conquista do Brasil, outra das tantas mentiras que se tentou incutir nos brasileiros. Rafaela Silva saiu das ruas e da miséria absoluta por conta de uma conjunção de fatores, nunca, apenas, pelo esforço individual. Quando estava nas ruas da Comunidade de Deus, foi ajudada pelo técnico Geraldo Bernardes, hoje com 73 anos, que usou dinheiro do próprio bolso para comprar passagens, patrocinar as primeiras competições e dar dignidade à Rafaela Silva. Depois, a judoca se tornou a revelação do Instituto Reação, do também judoca, Flávio Canto. Passou a receber “Bolsa Atleta”, instituída no Governo de Luís Inácio Lula da Silva. Foram políticas afirmativas oficiais ou de indivíduos que se preocuparam com o outro que nasceu a campeão Rafaela Silva. É evidente que não se pode atrelar a conquista apenas às políticas de inclusão. O esforço individual, a garra e a vontade de vencer somam-se. Não é, no entanto, a cínica mentira que direitopatas espalharam pela Internet após a conquista. Precisamos estar permanentemente atentos ao discurso individualista e exclusivo dos insanos direitistas que tomaram conta do País. Eles escondem ou mascaram a exclusão social. A medalha de ouro de Rafaela Silva é dela. Mas, qualquer ação afirmativa que tirar pessoas da miséria vale ouro sim.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Nunca investiram em inclusão real. Egoístas, machistas e sem alma. Ver o país na mão das trevas dói muito.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.