sábado, 7 de outubro de 2017

O quadradismo das nossas mentes

Sou de um tempo em que os compositores baianos Antônio Carlos e Jocafi (Anônio Carlos Marques Pinto e José Carlos Figueiredo) estouraram no Brasil inteiro com sambas dos quais jamais esqueço. Era a década de 70. Eu tinha entre sete e oito anos quando ouvi: “...Se o quadradismo dos meus versos/Vai de encontro aos intelectos/Que não usam o coração como expressão...”. Antônio Carlos escreveu a letra em 1970 e Jocafi a musicou. Dentre as vezes que Stevie Wonder e entoou, uma delas foi em pleno Rock in Rio. Nos anos de chumbo da ditadura, quando foi lançada, a música não passou pela censura. Venceu o quadradismos das nossas mentes, algo que, pelo andar da carruagem, terá de ocorrer de novo. Voltamos aos “homens das cavernas” e não nos demos conta.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.