quarta-feira, 16 de maio de 2018

A Língua Portuguesa por áreas


Tenho observado que, atualmente, se criou uma espécie de subdivisão da Língua Portuguesa. Algo como “Redação em Artes”, “Redação em Administração” e alhures. Tenho receio que, daqui a pouco, se crie “Redação em Matemática”, “Redação em Física” e sei lá o quê mais. Sou visceral e literalmente contra este tipo de divisão. Certamente, ocorre porque as universidades, principalmente as públicas, elegem Língua Portuguesa como fundamental para todos os seus estudantes, no entanto, não oferecem professores e professoras para trabalhar a disciplina (ou o componente, como nas universidades mais novas). A mim me parece que o estudante, de qualquer dos cursos ou componentes das universidades, deve ter capacidade de minimamente produzir um texto com coerência, coesão e clareza. De outro modo, também precisa ter capacidade mínima de interpretar um texto. Duvido que haja um tipo de Redação para Artes ou para qualquer outra área do conhecimento. Temos Língua Portuguesa, portanto, Redação. Esta divisão por áreas é absurda. E deve ser permanentemente combatida.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.