terça-feira, 8 de maio de 2018

A morte lenta das universidades


Há um clima da incerteza nas universidades: um medo latente de que cursos sejam fechados ou universidades inteiras, principalmente a das expansões, deixem de existir. Sem contar que a fogueira das vaidades internas também é outro elemento que pode ser crucial no processo de morte de alguns cursos em função meramente do raciocínio economicista. Um curso ou uma universidade não podem ser avaliados meramente em função do número de estudantes que forma, mas, do potencial de transformação que pode ter para determinadas regiões. Ou seja: se há incertezas em relação ao ambiente, a maior delas existe internamente. As vaidades internas provocam um processo de degradação que mata antes do nascimento. Eis o problema de algumas universidades: a morte por dentro. Ou revertemos esta tendência ou, em breve, muitas fenecerão sem fazer falta à comunidade que as rodeiam.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.