sexta-feira, 25 de maio de 2018

O injusto sistema de notas


Atribuir notas a alguém é uma das formas mais injustas de se medir o desempenho. Porque você é obrigado a criar critérios objetivos diante da subjetividade de vida. Ainda mais, da vida escolar. No mais das vezes, qualquer critério que se use, existe a possibilidade de se cometer injustiças. Quando se pratica a avaliação estudante por estudante, provas medem capacidade de trabalho e desempenhos individuais. É pouco! Temos de ter a sensibilidade apurada para não se deixar contaminar pelo próprio injusto sistema de notas. É um desafio fazer justiça, porém, ser o mais justo possível é a nossa meta de educadores. Logo, não podemos falhar no momento crucial de uma disciplina ou componente curricular. É valoroso refletir sobre nossos atos e revê-los sempre. Inclusive, quando se trata de atribuição de notas. Quando mais pudermos ter elementos individuais e coletivos para chegar a um número, menos injusta será a medição por notas, equivocadamente chamada, por muitos, de avaliação.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.