quinta-feira, 24 de maio de 2018

Descobertas e inventividade como metas


Ao invés de termos como meta, na Pós-graduação brasileira, a publicação insana de artigos científicos baseados em teses e dissertações fracas, deveríamos mudar o foco das pesquisas no País. Precisamos abandonar, gradativamente, este modelo de financiamento e estruturação dos programas de Pós-graduação centrado em orientadores e orientadoras induz à mesmice. Torna as pesquisas fracas e pouco inventivas. São pesquisas que giram em torno de o quê já se pesquisa. Um ciclo vicioso de produção em série de artigos frágeis porque são baseados em pesquisas frágeis. Nossas metas deveriam ser centradas na inventividade dos projetos e não, apenas, na experiência do orientador ou da orientadora. É preciso das asas aos orientados e orientadas. Talvez, assim, tenhamos capacidade de arejar a Ciência brasileira com inventividade e descobertas como metas.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.