quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quanto vale o trabalho de um professor?


Que a Luiza vá para o Canadá, pouco me importa? Que ela volte, menos ainda. Quando li hoje, porém, que após virar hit no Twitter e se tornar celebridade nacional a jovem paraibana de 17 anos passou a cobrar R$ 15 mil para se fazer presentes em festas de hotéis (e que um já havia pago por tal serviço) aí fiquei a me perguntar: quanto vale o trabalho de um professor universitário neste País? Todos os meses, diariamente, a não ser quando estou viajando a serviço do Ministério da Educação ou como representante do Programa de Pós-graduação que ora coordenava, compareço religiosamente ao meu local de trabalho: a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sou professor associado, quase no topo da carreira, e não ganho, em 30 dias, o que a Luíza Canadá passou a ganhar apenas por estar em uma festa VIP. Não há algo de errado no Reino da Dinamarca? Meus colegas professores, com doutorado, em início de carreira, recebem cerca de R$ 7.300,00. Não é nem a metade do que a Luiza Canadá ganha para ser VIP em uma festa. Que a senhorita Canadá receba seus R$ 15 mil por festa, tudo bem. É problema de quem paga. A sociedade, porém, não estaria desvalorizando demais o trabalho de um professor (ou professora)? Será que não somos VIPs aos olhos da sociedade? Em 30 dias não valemos a festa de um dia da Luiza. Algo precisa ser feitos pelo poder público para corrigir tão grave distorção nos salários dos professores universitários brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.