sexta-feira, 8 de junho de 2012

As atividades dos estudantes e a unidade na greve


É preciso deixar bem claro uma coisa: o Comando Local de Greve (CLC) dos professores (e professoras) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) não interfere em nenhuma das decisões tomadas pelos estudantes em greve da Ufam. A decisão, por exemplo, de realizar uma passeata, quinta-feira, dia 31, até o Complexo Viário Gilberto Mestrinho, na Bola do Coroado, foi tomada pelos estudantes durante a concentração dos professores no chamado “Bosque da Resistência”. Dos professores e professoras, quem decidiu participar, na hora, o fez sem nenhum problema. O CLG da Ufam decidiu que só fará um evento público de impacto por semana. Nos demais dias, participa de atividades internas de convencimento dos demais colegas professores. No entanto, se os estudantes programa uma atividade de rua, parte dos membros do CLG é descolado para participar, dar apoio, demonstrar claramente o apoio às atividades dos estudantes. A greve é uma só. Deflagrada pelos professores no dia 17 de maio de 2012. Recebeu o apoio de grande parte dos estudantes. Os servidores técnico-administrativos da Ufam também decidiram parar todas as atividades a partir de segunda-feira, dia 11. Sempre que for possível, os três segmentos farão atividades em conjunto. Assim funciona em uma greve. E isso precisa ser compreendido por toda a comunidade. Nenhum dos segmentos faz “corpo-mole”. Se todos os membros de cada segmento fizessem parte do Comando de Greve, nem assim, se poderia estar nas ruas todos os dias. A decisão de acampar, durante o feriado prolongado, em frente à sede da Adua-SN, foi dos estudantes. Qualquer professor, individualmente, pode participar do acampamento. Sem passar pelo Comando de Greve, porém, não é uma atividade do grupo de professores em Greve. É preciso que isso seja compreendido para que não paire nenhuma dúvida sobre a unidade do movimento.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.